Resenha : Reiniciados - Teri Terry



Título : Reiniciados
Título Original : Slated
Autora : Teri Terry
Editora : Farol Literário
Ano : 2013


As lembranças de Kyla foram apagadas , sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre . Ela foi reiniciada . Kyla  pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance , só que agora ela terá que obedecer as regras . Mas ecos do passado sussurram em sua mente . Alguém está mentindo pra ela , e nada é o que parece ser . Em que Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade ?



No começo uma narrativa meio lenta , cheguei a me sentir entendiada. Mas depois não consegui parar de ler , pois quando comecei a entender o que é ser um Reiniciado , as coisas ficaram muito mais muito mais interessantes , começaram a fluir .

Ser um reiniciado é ter sua memória apagada . É ter que aprender tudo de novo . E porque  ? Segundo o governo é uma nova chance , pois para ter tido suas memórias apagadas e passar a ter um dispositivo ( O Nivo ) em seu pulso marcando numa escala de 0 a 10 como está o seu humor e que não pode ser retirado e se for causará a morte do reiniciado , é preciso que você tenha feito algo ruim , ter sido motivo de problemas para o governo .

 [...] ser transformada em Reiniciada faz isso com você. Deixa a pessoa vazia de experiências. Pág 09

O livro tem como protagonista Kyla , uma garota de dezesseis anos que foi Reiniciada . Após ter tido suas memórias apagadas e ter passado um bom tempo no hospital aprendendo as coisas necessárias para ser apresentada a uma nova família , Kyla , enfim , conhece as três pessoas que ela irá de chamar de pai , mãe e irmã . 

Quando Kyla sai do hospital , não demora muito para que perceba que ela é diferente dos outros reiniciados . Ela tem pensamentos próprios , ela é curiosa , ela é questionadora , ela quer saber do seu passado , mas tem medo . Porém o medo não é o bastante para lhe impedir ... Vozes do passado estão em sua mente . 

[...] não sou uma nova pessoa, não importa o quanto eles digam que sou. E se não sou uma nova pessoa, seja lá o que eu tenha feito, ainda está aqui, ainda é parte de mim, escondida em algum lugar. Pág 171

Os personagens do livro são muito misteriosos , suas atitudes surpreendem . Confiar não é seguro 

O toque leve de romance que a Teri Terry adicionou ao livro foi o suficiente para eu dar suspiros e ficar imaginando a cena . Nada de exageros , não só no romance , mas em cada parte do livro . 

Enfim , nunca havia lido distopias , mas  posso dizer com toda certeza que Reiniciados foi um ótimo incentivo para a leitura de livros distópicos .

À espera de Fractured ( livro dois da triologia ) .

Nota :
Mais que recomendado .

Beijos.






6 comentários:

  1. Achei estranho ela ter sido reiniciada aos 16 anos... o que ela deve ter feito de tão mal com essa idade pra ter sua memória apagada?

    Aguardo sua visita ao meu blog, bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. Bom , isso é um mistério mesmo , mas é uma triologia , então vamos esperar os próximos livros . ;)
    Obrigada pela visita e pelo comentário *--*
    Beijos .

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este livro, e como gosto muito de distopias bem elaboradas, acho que irei gostar desta leitura.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas ja coloquei na lista de compras. Valeu pelo texto. Ja segui seu blog

    http://agaladedali.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Postei com o loggin errado aqui em cima ):

    ResponderExcluir
  6. Todos andam falando tão bem dessa distopia que realmente estou interessada em ler, já tenho meu exemplar e espero me deliciar tbm.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir

"Creio que uma forma de felicidade é a leitura."
Jorge Luis Borges .